Olá guerreiros, tudo bem com vocês ? Lembrando que essa área é para os aspectos mais básicos da linguagem, nada muito avançado. Hoje vou falar um pouco sobre declaração de variáveis!
Todos sabemos que variáveis são, na realidade, endereços para espaços pré-definidos na memória, onde podemos, ou não, modificar valores e “resgatar” os valores que lá estão. O acesso a esse dado é feito de forma transparente para o programador, porém, internamente, o Engine do ABAP cria um espaço, na memória, de acordo com o tipo de variável, ou seja, na “gavetinha” da memória, para uma variável do tipo inteira, vai ter um número lá e não uma frase por exemplo!
Pois bem, nivelados agora na matéria “O que é um variável?”, vamos ver como declarar uma no ABAP!
DATA gv_nota type i.
Esta é uma variável do tipo bem primitiva, ou seja, não temos nenhum método para fazer um get ou um set do valor da memória dela, só usar e pronto! O ABAP, de forma automática, não deixa você colocar um valor, que não seja inteira, nesta variável. Dando um erro tempo de execução.
Executando o programa, temos:
O ABAP valida, automaticamente, em tempo de execução e já mostra o erro em tela. Os erros que ocorrem, ficam armazenados em uma transação de nome ST22.
Temos outros “tipos” para declarações de variáveis:
Integer ( i )
O tamanho dele é de até 4 bytes, onde você poderá representar números reais positivos ou negativos;
Ex: -10, -1048 ou 10, 1048 positivos.
Float ( f )
O tamanho dele é de até 8 bytes, onde você poderá representar números reais positivos ou negativos;
String ( c )
Aqui temos um número absurdo, onde ele poderá armazenar até 65.535 mil caracteres, esta é o tipo