Fala equipe, tudo bem com vocês ?
Relatórios no SAP, ou em qualquer outra ferramenta de gestão, são informações tabuladas, ou seja, organizadadas em colunas e com algumas quebras para facilitar a analise e a tomada de decição pela gerência de uma empresa ou um usuário da área de compras de uma empresa. Existem diferentes maneiras de se criar um relatório, desde criar um excel (que também é um relatório) ou desenvolver uma lógica e um programa completo dentro de um sistema!
Agora que você já sabe um pouco, do que é um relatório e para que ele serve, lá vem a pergunta: O SAP possui alguma ferramenta de relatório parecida com o nosso bom e velho excel ? E a resposta é sim! A tecnologia, desenvolvida pela SAP, leva o nome da programação na solução ALV!
ALV é uma sigla para “ABAP List View”, ou seja, é uma tecnologia para exibir uma lista de “coisas” a serem analisadas pelos usuários do SAP, onde é criada utilizando o nosso bom e velho ABAP! Como já mencionado, um relatório é algo bem semelhante ao excel, velho conhecido por todos!
Porém, um relatório no Excel, é sinônimo de trabalho arduo para realizar coisas simples que em relatóios profissionais, como o ALV, já possuem como: Quebra por um item especifico, soma por uma determinada coluna e ordenação de elementos, por exemplo, depois de ter organizado o valor de vende um produto, você poderá organiza-lo pela região! Enfim, são muitas as possibilidades!
Abaixo a carinha de um relatório feito no SAP:
Nos próximos artigos, fique atento, vamos tirar as principais dúvidas em relação a criação e manipulação de um relatório dentro do SAP! Vamos aprender a criar e a customizar um “report”
Espero que este artigo tenha lhe auxiliado, pelo menos um pouco, até a criação dos próximos artigos!
Grande abraço e até o próximo!